Movimento Estudantil


O que é Movimento Estudantil?

De uma forma simples, poderíamos dizer que Movimento Estudantil é, antes de tudo, um movimento social, formado por estudantes que discutem assuntos ligados a educação e as estruturas de ensino. Porém, o movimento estudantil sempre atuou de forma incisiva nos principais temas que envolvem a sociedade brasileira, lutando pela soberania do nosso país e, por conseguinte, defendendo a melhoria de vida das pessoas.
O ME é marcado e caracterizado pelos grandes embates nacionais, permeando a luta por uma educação pública, gratuita, universal, que possa oferecer qualidade e que forme os estudantes não tão somente para o exercício de uma profissão, mas preponderantemente para o exercício da cidadania.

Falar de movimento estudantil é meio difícil. Difícil porque ele não é definido, mas vivido.
          Como o próprio nome diz, é um movimento de estudantes. Nesse, pessoas que não estão satisfeitas com algumas coisas (desde o professor que falta aula até as medidas administrativas da Universidade) lutam para conseguir o que consideram melhor. Mas, essa luta não é única e pontual, ela vem de um processo, de uma organização. E pra quê se movimentar? Como Rosa Luxemburgo disse: “Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem“. 
Definição retirada do blog do CA de Psicologia da UFPR

Por isso, se o estudante luta por algo, é movimento estudantil. Há diversas organizações do movimento estudantil e diferentes vias pelas quais podemos participar. O Centro Acadêmico é uma delas e ainda contamos com inúmeras outras, a seguir apresentamos um pequeno glossário explicando um pouco sobre alguns desses espaços de organização dos estudantes.

DCE (Diretório Central dos Estudantes)

O DCE é uma entidade estudantil que representa todos os estudantes (corpo discente) de uma instituição de ensino superior, sejam elas universidadesfaculdades ou centros universitários. Tem o papel de organizar suas lutas. Deve incentivar a participação dos estudantes nos acontecimentos políticos nacionais, internacionais e de interesse institucional. E em consonância com os Centros Acadêmicos (CAs) devem criar políticas institucionais acadêmicas que promovam a conscientização discente sobre seus direitos e na criação de uma consciência crítica do papel da universidade. 

COREP - Conselho Regional dos Estudantes de Psicologia

O Conselho Regional dos Estudantes de Psicologia do Estado de São Paulo é uma entidade que se propõe a discutir, elaborar e realizar ações coletivas diante das questões que permeiam a vida dos estudantes.

CONEP - Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia

A Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEP) é a entidade que busca representar os estudantes de psicologia e articular o Movimento Estudantil de Psicologia nacionalmente. A CONEP acredita que a formação acadêmica não se dá somente no contexto de sala de aula, mas também na militância, nos projetos de extensão popular, na participação e convivência junto aos movimentos sociais, nos centros culturais, entre outros lócus. Portanto, ainda é extremamente pertinente o debate sobre currículos, no sentido de pensar em uma formação que seja voltada a atender os anseios da sociedade e emancipar os sujeitos.


Nenhum comentário: